2.5.08

Sinais dos tempos

Mais um 1º de Maio, mais um desfile em Lx. A mim pareceu-me fraquinho, mas os números avançados indicavam 80 mil participantes*.
Durante o percurso poucas palavras de ordem, pouca música, mas de repente, a luz ao fundo do túnel! Um grupo de jovens, auto-denominado precários, com muita música (n as típicas destas ocasiões), dança e slogans hilariantes (do tipo “A fufa também labuta”) representavam o descontentamento de quase 1 milhão de portugueses, com humor e alegria, porque para tristezas já basta a da própria condição de precários. Como nestas coisas tende sempre a haver uma organização por trás, eu desconfio que são militantes do bloco, mas q sejam. Q se manifestem e conquistem mais pessoal. Os desfiles como até agora os conhecemos começam a ter os dias contados.

*Número apresentado no comício da CGTP, procurei no site do Público mas só fazem referência aos 20 mil da UGT. A imparcialidade no seu melhor.

2 comentários:

Carlos Santos disse...

É verdade que a forma de se manifestarem trás algo de novo ao típico desfile. É verdade que devemos beber o que há de positivo na rebeldia da juventude. Mas também não é menos verdade, que as pessoas devem estar presentes de forma consciente e esclarecida.

Ana disse...

Tens razão mas é uma avaliação tão subjectivo... À sua maneira cada um está consciente e de certeza q na luta contra a precaridade estavamos todos de acordo.
(ou achas q houve subornos a garantirem presenças? a mim n me calhou nada!)