5.5.08

Descartáveis

A propósito da estreia do filme “Ensaio sobre a cegueira”, dei por mim a pensar que era agora que tinha que ler o livro. Infelizmente, até hoje, as minhas tentativas de ler Saramago não correram bem, considero ser direito do leitor deixar livros a meio e foi isso que foi acontecendo comigo em relação ao Nobel nacional (com excepção do “Ensaio sobre a lucidez”, de que gostei mas foi uma leitura a ferros).
Determinada a lê-lo, procurei-o primeiro aqui no trabalho, claro que não há (encontrei 3 obras do comuna herege e já achei muito à frente, devem ter sido ofertas) e depois fui espreitar ao site da Fnac. Fazendo a pesquisa pelo título, não o encontrei. E posto, isto divaguei um bocado.
Recordei-me do período em que trabalhei na livraria concorrente, em que Saramago dificilmente faltava (devido à política dos consignados) e onde todo o santo dia chegavam novidades. Se num dia não chegavam, era certo que no dia seguinte receberíamos a dobrar. Livros para o menino e para a menina, para a doméstica e para o médico, para o desemprego e para o idoso. Num país onde os hábitos de leitura continuam dos mais baixos da União Europeia…
Como também tinha acesso às facturas, compreendi rapidamente que para as livrarias não custa muito arriscar e receber semanalmente dezenas de novidades, mas e as editoras? O que raio fazem àquele mar de livros que são devolvidos? De objectos sagrados passam a descartáveis…

5 comentários:

Tempus_Fugit disse...

Tem graça que eu li quase tudo o que havia para ler do Saramago, numa fase menos criteriosa e exigente da minha vida, é verdade, mas esse Ensaio sobre a Lucidez achei intragável e deixei a meio. E é coisa muito rara eu deixar um livro a meio, mas esse achei mesmo insuportável. Também não morro de amores por politica é verdade.

Agora o Ensaio sobre a cegueira sim, grande livro...

Então não têm o "Evangelho segundo Jesus Cristo" aí??? Looll... Se calhar foi pra fogueira.

Ana disse...

Lol n têm n e vai na volta foi isso, fogueira com ele.

Tb n me agrada deixá-los a meio, até pq geralmente sou eu q os compro e n costumo ir devolve-los :-P Mas com o Saramago identifico-me noutras coisas... Ainda assim quero ler, se o tiveres empresta-me.

Rita disse...

Tenho de concordar convosco.. Também deixei a meio e se há coisa que não gosto é deixar livros a meio!!!:(

Ana disse...

Como escrevi, acho q é um direito do leitor deixar livros a meio, é chato é tratar-se do nosso nobel lol

Tempus_Fugit disse...

Proxima ida ao Algarve trago-to. Este duvido que deixes a meio...
;-)