16.4.08

Ainda as notícias…

Ontem à noite percebi que a grande notícia do dia não era nenhuma das que destaquei, mas antes a subida da taxa de inflação e a previsão que assim continue. Os preços aumentaram em Março porque a procura aumentou, não a procura do produto final, mas essencialmente a procura de cereais (para produção de etanol), sem que a oferta tenha acompanhado este ritmo.

Não sendo eu desta área, mas procurando manter-me informada, recordo-me de já há pelo menos um ano se especular sobre os reais benefícios do etanol. Como combustível são só vantagens, mas entra em concorrência directa com a alimentação humana e contribui para a desflorestação. A opção por se alimentar máquinas em vez de bocas não foi muito divulgada, nomeadamente na TV, mas recordo-me bem de um artigo do Courrier Internacional que colocava a questão nestes termos: “A maior patranha ecológica da história?”. Pois, parece que sim, e onde têm andado os governantes do mundo? Eu que sou leiga em tudo isto consegui atingir que era preciso encontrar uma alternativa mas não percebo o que é que entretanto foi feito. Receio que nada, porque obviamente há quem lucre com isto e enquanto o mundo se reger apenas por interesses economicistas, nada de bom se pode esperar.

2 comentários:

Osga disse...

Biocombustivel não vai agarrar. Ainda para mais depois disto:

http://www.tsf.pt/online/economia/interior.asp?id_artigo=TSF190792

Mas esta é apenas uma opinião!

Ana disse...

Será q é desta q vai acabar a pobreza no Brasil? Naaaa ;-)

É difícil vingar mas urge encontrar uma alternativa ao petróleo, pq apesar dessa notícia, continua a ser um recurso finito, poluente e altamente regulador da economia mundial.

Obrigada pela visita!