3.12.07

O Não

Foi por pouco, mas o não venceu no referendo à reforma constitucional venezuelana. Os opositores de Chávez comemoram e eu também.
Não me considero uma feroz opositora do líder venezuelano, mas abomino o culto da personalidade, por isso foi com alívio que tomei conhecimento da vitória do não. Não sei até que ponto expressa a vontade daquele povo, visto que a abstenção rondou os 50%, mas afinal Chávez não ganha sempre, ou terá sabotado este resultado? Penso que aqueles que como eu temiam a ilegalidade das eleições, ficaram um pouco mais tranquilos.
E quanto ao referendo em si, não sejamos hipócritas, o que cá nos espera brevemente também é uma mudança constitucional, em nome da Europa, e haverá coragem por parte de Sócrates de levar a prosposta a referendo?
Um último comentário para a capa do Público de hoje, com o título «Venezuela diz "sim" à proposta de Chávez, oposição apela à vigilância». Já por cá disse mal do jornalismo português, é só mais uma confirmação. Ainda que não seja a minha área, tenho como certo que o jornalista não deve anteceder-se à notícia.

Sem comentários: