1.4.09

Visitas de Estudo

Lembro-me que no secundário, antes de um período de férias, faziam-se visitas de estudo. Hoje ao chegar aqui confirmei que o hábito se mantém, mas intrigou-me a escolha deste espaço.
Como reacção automática perguntei a uma colega se vinham conhecer o estilo de vida das chefes (há uma crise de vocações e se calhar todos os meios são válidos…), parece que não, vêm conhecer as utentes (deficientes e doentes mentais). Tipo como quem vai ao zoo?...
Acho que mais valia irem namorar para Sintra. Raramente acredito na inclusão, muito menos desta forma.

2 comentários:

Titania disse...

oh querida deviam ser da minha antiga escola secundária e do frupo de Moral...sim, sim até houve (e continua a haver segundo informações do meu primo que ainda lá anda por ser mais pequenino) uma visita de estudo a uma instituição em Fátima que acolhe doentes profundos...eu nunca fui, estou ctg: ver doentes numa onda de zoo, não obrigada. a integração passa por outras coisa e não pelo show off....No entanto, cheguei a ir a uma casa do Gaiato, e essa gostei, porque era td natural brincamos com os miudos de lá e vimos montes de actividades q eles faziam...não houve a parte do vamos chorar mt porque são orfãozinhos....enfim, tretas da moral cristã...

Ana disse...

Olha tb fui! Foi tão bom q apaguei do meu pensamento... compreendo o lado pedagógico de conhecermos outras realidades, acabamos por valorizar mais o q temos, mas é mm mt show off e mtas vezes com falta de respeito à mistura. N gosto.