7.4.09

Adoro histórias de amor

Finalmente vi O Leitor, genial. Óscar merecidíssimo para Kate Winslet, que se entrega totalmente, transformando-se numa mulher dura e solitária, que se envergonha apenas do seu analfabetismo.
Kate é Hannah Schmitz, uma mulher que vive uma relação intensa com um jovem e que a dada altura decide desaparecer sem deixar rasto. Ele não a esquece e inesperadamente reencontra-a numa sala de tribunal, onde assiste ao seu julgamento por crimes de guerra. Conhece uma outra Hannah mas não deixa de a amar.
Não é um filme fácil de resumir, é meticuloso e emotivo, que nos faz pensar para além do dualismo tradicional. É imperdível.

Noutro formato, mas que também exige um finalmente, li Orgulho e Preconceito. Uma das obras primas de Jane Austen, reporta-nos para a Inglaterra rural do séc. XVIII e dá-nos a conhecer a sua sociedade, em que um homem solteiro na posse de uma bela fortuna necessita de uma esposa de igual condição social. Escrito em 1797, é inovador ao dizer-nos que não é necessariamente assim.

3 comentários:

CAP CRÉUS disse...

Tenho lá (ok, no pc), para ver, acho que me convenceu a vê-lo este fim de semana.

Ana disse...

Vale mm a pena! ;-)

Cristal disse...

tb gostei do filme, mas sou suspeita em relação à Kate, não há maneira de simpatizar com a rapariga.