25.3.08

Geração Rebelde

Se n estou em erro, é de geração rebelde q a tvi resolveu apelidar os jovens q fazem e vêem os morangos com açúcar, novela q todos já devemos ter visto nem q seja uma vez na vida, atendendo a q nos acompanha desde 2000 e pouco.
Lembro-me da primeira série. De rir muito com todos os disparates q por lá se viam, eu na altura era pouco mais velha do q os protagonistas e achava fantástico como jovens q no máximo andavam no 12º ano já conduziam e moravam sozinhos. Era portanto uma novela fidedigna.
O estranho, é que vingou e não há muito tempo ouvi mães de família comentarem que a achavam pedagógica. Fiquei surpresa mas n fiz caso, até porque há muito q n via nenhum episódio.
E eis q esta Páscoa esteve muito frio e chuva e acabei por estar mais tempo em casa do que o previsto, acompanhada por 3 crianças (irmãos!! Há pais muito corajosos…). Inevitavelmente acabámos por ver TV e os ditos morangos. O primeiro choque foi com uma grávida adolescente, mas vá, há quem ache a coisa didáctica, o segundo com uma cena de sexo no meio do mato sem qualquer referência ao uso de preservativo e por fim uma jovem mãe, com um bebé ao colo, a correr atrás de um ex namorado a quem reclamava a paternidade do filho. Este último caso ainda maior incómodo me causou visto a mãe ser cabo-verdiana e estar a ser desprezada e quase q apelidada de leviana.
Isto tudo para chegar a apenas uma conclusão: esta geração rebelde é fruto do q vê e ouve (já q ao q tudo indica, pouco lê) e se casos como o que ocorreram no Porto são cada vez mais frequentes, a mim parece-me normal, continuem a dar-lhes merda e vamos ver no que se vão tornar.

Quanto ao resto da tarde, quando consegui agir perante tanto disparate, lá peguei nas crianças e fomos jogar às cartas. Felizmente ainda ficam muito mais satisfeitas por brincarmos com elas do q quando as deixamos esquecidas a ver TV.

2 comentários:

Tempus_Fugit disse...

Bem vinda de volta! Isso das férias se estenderem até ao 'Lado esquerdo da alma' está mal... Digo eu. Bj

Ana disse...

Férias são férias ;) (mas foram apenas 3 dias! lol)