28.9.07

A menos de uma semana do meu aniversário...

Encontrei o seguinte:
«Nascidos antes de 1986.
De acordo com os reguladores e burocratas de hoje, todos nós que nascemos nos anos 60, 70 e princípios de 80, não devíamos ter sobrevivido até hoje, porque as nossas caminhas de bebé eram pintadas com cores bonitas, em tinta à base de chumbo que nós muitas vezes lambíamos e mordíamos.
Não tínhamos frascos de medicamentos com tampas "à prova de crianças", ou fechos nos armários e podíamos brincar com as panelas. Quando andávamos de bicicleta, não usávamos capacetes.
Quando éramos pequenos viajávamos em carros sem cintos e airbags, viajar à frente era um bónus.
Bebíamos água da mangueira do jardim e não da garrafa e sabia bem.
Comíamos batatas fritas, pão com manteiga e bebíamos gasosa com açúcar, mas nunca engordávamos porque estávamos sempre a brincar lá fora.
Partilhávamos garrafas e copos com os amigos e nunca morremos disso.
Passávamos horas a fazer carrinhos de rolamentos e depois andávamos a grande velocidade pelo monte abaixo, para só depois nos lembrarmos que esquecemos de montar uns travões. Depois de acabarmos num silvado aprendíamos.
Saíamos de casa de manhã e brincávamos o dia todo, desde que estivéssemos em casa antes de escurecer.Estávamos incontactáveis e ninguém se importava com isso.
Não tínhamos PlayStation, X Box.Nada de 40 canais de televisão, filmes de vídeo, home cinema, telemóveis, computadores, DVD, Chat na Internet.Tínhamos amigos - se os quiséssemos encontrar íamos á rua.
Jogávamos ao elástico e à barra e a bola até doía!
Caíamos das árvores, cortávamo-nos, e até partíamos ossos mas sempre sem processos em tribunal.
Havia lutas com punhos mas sem sermos processados.
Batíamos ás portas de vizinhos e fugíamos e tínhamos mesmo medo de sermos apanhados.
Íamos a pé para casa dos amigos.
Acreditem ou não íamos a pé para a escola; Não esperávamos que a mamã ou o papá nos levassem.
Criávamos jogos com paus e bolas.
Se infringíssemos a lei era impensável os nossos pais nos safarem. Eles estavam do lado da lei. Esta geração produziu os melhores inventores e desenrascados de sempre. Os últimos 50 anos têm sido uma explosão de inovação e ideias novas. Tínhamos liberdade, fracasso, sucesso e responsabilidade e aprendemos a lidar com tudo.
És um deles?Parabéns!
Para todos os outros que não têm idade suficiente pensei que gostassem de ler acerca de nós. Isto, meus amigos é surpreendentemente medonho... E talvez ponha um sorriso nos vossos lábios. Alguns dos estudantes que estão hoje nas universidades nasceram em 1986.
Chamam-se jovens. Nunca ouviram "we are the world" e "uptown girl" conhecem de Westlife e não de Billy Joel.
Nunca ouviram falar de Ramones, Pink Floyd, Wham, Prefab Sprout ou The Cult.
Para eles sempre houve uma Alemanha e um Vietname.
A SIDA sempre existiu.
Os CD's sempre existiram.
O Michael Jackson sempre foi branco.
Para eles o John Travolta sempre foi redondo e não conseguem imaginar que aquele gordo fosse um dia um deus da dança.
Acreditam que Missão impossível e Anjos de Charlie são filmes do ano passado.
Nunca ouviram falar no Verão Azul, nunca trautearam o genérico. Sabem quem é o Tom Sawyer, mas nunca viram a série.
Nunca ouviram falar do Bocas, não sabem de que história é a Rainha de Copas, não fazem a mínima de quem é a Vera Roquette, e o "Brinca Brincando" é pré-história. A Rua Sésamo, responsável por muito boa gente ter aprendido a ler (eu inclusive), é foleira e coisa do passado. Mas se lhes perguntarem pelo Songoku, ou pela Coraçãozinho de Satã, pelo Batista ou por outro gajo qualquer do wrestling - esse grande e educativo evento, não há dúvida! -, pelo Pipo, ou pelo Manel - o miúdo que levou não sei quantos pontos há uns tempos - dos Morangos, vejam lá se eles não sabem? Não conseguem imaginar a vida sem computadores.
Não acreditam que houve televisão a preto e branco.
Agora vamos ver se estamos a ficar velhos:
1. Entendes o que está escrito acima e sorris.
2. Precisas de dormir mais depois de uma noitada.
3. Os teus amigos estão casados ou a casar.
4. Surpreende-te ver crianças tão à vontade com computadores.
5. Abanas a cabeça ao ver crianças com telemóveis.
6. Lembras-te do "Roque Santeiro", do Cadeirudo, do Sassá Mutema e da outra telenovela onde um fotógrafo fazia o seu chichizinho e esta crescia assustadoramente.
7. Encontras amigos e falas dos bons velhos tempos.


SIM... ESTÁS A FICAR VELHO/A!!!!!

........Mas tiveste uma infância do caraças!» (o original aqui ).


Sim, por vezes ainda tenho vontade de ligar a Tv e deparar-me com a Vera Roquette (no agora escolha?), a anunciar ora o Tom Sawyer ora a Ana dos Cabelos Ruivos! E volta não volta dou por mim a cantarolar "Os amigos do Gaspar"... Sim, os anos passam. E para o ano comemora-se o 10º aniversário da expo 98 (q'horror!!!!).

5 comentários:

Maurette disse...

Ora Ana, tou muito feliz de fazer parte da geração que teve direito a uma infância sem paranóias e uma liberdade conquistada dia a dia, pela alma inquieta. Muitíssimo be lembrado menina! Parabéns!

Anónimo disse...

Lindo!!!

Ana disse...

Obrigada pelas visitas! ;-)

Anónimo disse...

mais que bem lembrado...ainda bem que vivemos tudo isso. e a Expo faz dez anos??? epá já éramos, ou pensavamos q sim, miudas que se preocupavam com cenas além de comer dormir e yadayada lol enqt q os outros eram pequeninos e provavelmente foram la passear ainda a dar as mãos aos papás...olha eu namorei muito na Expo e era mt feliz ;) swett 16 sem vontade de voltar atrás, mas ainda bem que os vivi. Os outros, de 1986 prá frente além de td o que está referido no post, estavam realmente com medo de se perderem na Expo, mas dos pais, e não a cabeça com o namoro/paixão da altura loooooooool

Ana disse...

É isso, sem vontade de voltar atrás, mas q foi bom, foi. Quer dizer... eu passei uma fome terrível no último dia quando a comida acabou em todos os restaurantes. Mas tb tive bons momentos ;-)