19.7.07

Quarteto Fantástico

Ainda não me tinha lembrado desta hiper-reunião, quando voos rasantes me alertaram para o facto de hoje as autoridades policias de Lx estarem mobilizadas para um só acontecimento e desta vez não é futebol!
Trata-se da reunião do quarteto responsável pelo processo de paz israelo-palestiniano. E quem contitui este quarteto? EUA, Rússia, UE e ONU - todos grandes defensores da paz e da tolerância... Se isto não fosse tão triste até teria alguma piada, mais que não seja porque ontem, a propósito deste encontro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros Egípcio comentou: "Se adiarmos, poremos em risco tudo o que conseguimos na última década", e que foi exactamente o quê?, e mais, "é importante que as negociações tenham como objectivo chegar a um acordo final", referindo-se ao estatuto de Jerusalém e à definição de fronteiras. Conclusão: entre hoje e amanhã estará resolvido um conflito com mais de 2000 anos de história! Somos mm bons ;)
Divagando um pouco mais... Ontem vi uma reportagem na sic q me agradou, n tenho tempo para escrever sobre o conteúdo mas deixo-vos o poema, pois apesar do sarcasmo sou uma idealista:


As Mãos

Com mãos se faz a paz se faz a guerra.
Com mãos tudo se faz e se desfaz.
Com mãos se faz o poema – e são de terra.
Com mãos se faz a guerra – e são a paz.

Com mãos se rasga o mar. Com mãos se lavra.
Não são de pedras estas casas mas
de mãos. E estão no fruto e na palavra
as mãos que são o canto e são as armas.

E cravam-se no Tempo como farpas
as mãos que vês nas coisas transformadas.
Folhas que vão no vento: verdes harpas.

De mãos é cada flor cada cidade.
Ninguém pode vencer estas espadas:
nas tuas mãos começa a liberdade.

Manuel Alegre, O Canto e as Armas, 1967

Sem comentários: