12.8.07

Recordações

Foi um fim de semana com momentos que me fizeram recuar no tempo.
Quando era pequena lembro-me de desejar ter um papagaio, não me refiro ao pássaro, mas àqueles que se lançam nas praias. Tal nunca chegou a acontecer. Mas no Sábado de manhã, o semanário Sol distribuiu papagaios nas praias da Costa e eu não resisti e finalmente lancei um papagaio, sentindo-me voltar atrás no tempo.
Também as comemorações do centenário do nascimento de Miguel Torga me trouxeram recordações. Não sou das maiores apreciadoras do seu trabalho, mas não há uma única ocasião em que não o associe ao meu professor de português do 9º ano. E ai a minha admiração transcende a própria obra, pois recordo-me desse professor e do seu sofrimento naquele dia, ao saber da morte do escritor que ele tanto admirava (e conhecia pessoalmente). É a esse professor (que em Torga encontrava motivação), assim como à minha mãe, que devo o meu gosto pela literatura.
A notícia das comemorações fez-me recordar este momento e levou-me a folhear o manual escolar do 9º ano que ainda hoje guardo como se de um romance se tratasse, tal não foi o meu gosto por aquela disciplina em particular naquele ano.

Sem comentários: